domingo, 25 de abril de 2010

Ho´oponopono: Responsabilidade não é culpa...



É muito subtil o que separa o “assumir responsabilidade” do “sentir-se culpado”, mas o efeito de um e de outro é muito diferente.

A culpa nos afunda na autopiedade e na auto-sabotagem, ao passo que o assumir responsabilidade nos traz a oportunidade de transformação.

Se estamos mesmo dispostos a nos transformar, é bom passar longe de nos culpar e de culpar o outro e assumir responsabilidade, o que nos possibilita a liberdade.

Uma das coisas que algumas pessoas têm mais dificuldade de aceitar no Ho’oponopono é o facto de que devemos assumir 100% de responsabilidade por tudo que nos acontece e que de alguma forma nos afecta.

É que muitas vezes os problemas, aparentemente vêm somente da acção de outras pessoas, que têm atitudes prejudiciais aos que estão ao redor, sem que essas pessoas tenham feito nada e nem tenham nenhuma sintonia aparente com aquele tipo de acção. No entanto, sofrem as conseqüências, por serem familiares, amigos ou por estarem próximos.

Pelo que entendo, assumir 100% de responsabilidade por tudo que nos afecta, de uma forma ou de outra, não quer dizer que nós somos directamente responsáveis pela acção do outro, mas somos responsáveis por ter guardado memórias que nos fazem entrar em sintonia com determinadas situações.

Reforçamos a acção do outro quando acreditamos que aquela pessoa sempre vai agir da mesma forma. Assim nos tornamos também responsáveis por alimentar nela determinadas atitudes.

Como sabemos, estamos ao final de um grande ciclo onde passamos por muitas experiências, que geraram traumas, medos, culpas e todo tipo de crenças limitadoras. Experiências que ficam registradas no nosso subconsciente, como num banco de memórias, compartilhadas por todos.

Essas memórias são revividas ininterruptamente, como num filme, pelo nosso subconsciente e se projetam na nossa realidade como todo tipo de experiência que vivemos no nosso dia-a-dia, sejam experiências consideradas “boas” ou “ruins”.

Quando não estamos agindo por inspiração Divina, estamos somente reagindo de acordo com as memórias.

Por isso, quando alguma coisa nos causa problema, e vem da ação de outra pessoa, assumimos 100% de responsabilidade pelas nossas memórias guardadas que nos fizeram atrair aquela mesma freqüência de vibração.

Seria como se pedíssemos a essas pessoas para entrar na nossa realidade e se comportar exactamente da forma que esperamos. E elas aceitam e funcionam como espelhos que reflectem o que não conseguimos enxergar na gente mas que está limitando as nossas escolhas, nos fazendo ficar estacionados e muitas vezes acreditando que não temos saída.

As memórias vibram em determinadas freqüências nos fazendo atrair pessoas e situações nas mesmas freqüências.

Ao limparmos essas memórias, limpamos a conexão com esse tipo de freqüência e podemos nos relacionar com aquelas mesmas pessoas com outro tipo de sintonia. Ou essas pessoas podem se afastar naturalmente.

Só podemos transformar a nós mesmos, mas quando limpamos algo em nós, o outro também se transforma.

O que sinto que acontece quando fazemos Ho’oponopono, é que limpamos as memórias que nos fazem atrair determinados problemas trazidos por pessoas, situações etc e que uma vez limpas, rompem a sintonia com esse tipo de problema.

Uma coisa que faço, sempre que um problema se manifesta em uma pessoa, é reconhecer que ali está um Ser perfeito de Luz, e que o que me faz vê-la como um problema, são meus pensamentos e memórias equivocados.

Peço então perdão a ela e por isso faço o Ho’oponopono:

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:

"Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema."
Então use as frases desta sequência: "Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato." várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz "Sinto muito" você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer "Me perdoe" você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

Te amo" transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

"Sou grato" é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.
Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Assumir 100% de responsabilidade fica mais fácil quando entendemos que tudo que atraímos para a nossa realidade e que nos aparece fora, também está dentro e por pior que possa parecer, é a melhor oportunidade de liberação.

Em cada situação existe a perfeita configuração para que possamos liberar as crenças que nos impedem de fluir como Seres perfeitos de Luz que somos. 

fonte: Rubia A. Dantés é designer e cria mandalas 

2 comentários:

  1. Minha querida, sabes... quando não nos encontramos em sintonia com estes ensinamentos, tudo isto parece estranho, mas tudo o que esta neste texto é muito real,acho que devíamos de ser orientados desde pequeninos para a espiritualidade, pois na verdade é algo que devia ser trabalhado como quando nascemos o andar o falar, temos tanto ainda que aprender, e viemos a este mundo para isso mesmo aprender e evoluir como seres
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um grande caminho ainda tenho a percorrer...de facto esta minha sede de conhecimento, é porque sinto que existe algo mais do que nos ensinaram desde pequeninos...é algo que tem crescido em mim... se tiver alguma sugestão de leitura que me possam enviar... agradeço de todo o coração
    Bjns
    Isabel (isabelmocr@gmail.com)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo vosso comentário.
Volte sempre.
Sissi